visão
cenário
-
A crise das alterações climáticas provocadas pela atividade humana, atingiu a Terra muito antes do que o esperado. A velocidade com que as alterações climáticas estão ocorrendo é maior do que as previsões de especialistas e um ponto de não retorno poderá ser atingido em um curto espaço de tempo, com consequências imprevisíveis e catastróficas para a humanidade.
-
Governos e políticos, de forma geral, têm falhado em promover as ações necessárias à redução das alterações climáticas na velocidade que a humanidade necessita. Ao invés disso, suas ações são mais focadas em suas agendas imediatistas, sejam elas políticas ou econômicas, sem a necessária visão de longo prazo ou a preocupação responsável com o futuro da humanidade.
-
Empresas e grandes conglomerados econômicos não têm conseguido fazer a transição de seus modelos de negócio para uma economia sustentável e muitas ainda estão presas às práticas de negócios insustentáveis e com fortes impactos negativos sobre as alterações climáticas e o meio ambiente.
-
As alterações climáticas poderão desencadear outras crises globais, como a escassez de água, quebra de safras agrícolas, insegurança alimentar, aumento do nível dos mares, incêndios em larga escala, guerras e conflitos locais, crises econômicas, problemas de saúde humana, extinção de espécies animais e vegetais.
-
O uso indiscriminado e predatório, muitas vezes ilegal, de florestas naturais, com desmatamento e queimadas em escala global, contribui fortemente para a redução do sequestro de carbono pela biomassa, liberando grandes quantidades de CO2 para a atmosfera, com agravamento dos problemas climáticos.
-
Algumas parcelas da sociedade percebem a velocidade do agravamento da crise climática, mas não conseguem mobilizar-se de forma articulada para realizar ações práticas, com impactos positivos e duradouros sobre o meio ambiente.
-
Pequenos grupos de cidadãos conscientes, com um propósito bem definido, podem agir de forma muito mais rápida e em escala global do que governos e empresas, para mitigação da crise climática.
-
O plantio de árvores e sua manutenção é uma das técnicas de maior impacto sobre o sequestro de carbono da atmosfera, redução das alterações climáticas, bem como para recuperação do equilíbrio ambiental, dos ciclos naturais e preservação da biodiversidade.
-
A conservação de florestas, além de prestar diversos serviços ambientais, é também uma forma de atividade econômica sustentável, capaz de promover a recuperação de áreas degradadas e a estabilidade social de diversas populações.
objetivos
-
Estimular a ação comunitária localizada, descentralizada, apolítica, apartidária, não violenta, orientando pequenos grupos de cidadão conscientes para a ação objetiva do plantio de árvores em larga escala, que gerem impactos sobre a redução das alterações climáticas.
-
Gerar, colecionar e distribuir informações técnicas e científicas sobre as árvores e florestas, seus serviços ambientais, seu cultivo e impactos sobre o clima, a biodiversidade, a saúde humana e a economia.
-
Pesquisar, desenvolver, aperfeiçoar e compartilhar uma metodologia simples para o plantio de árvores e para o desenvolvimento de projetos comunitários.
-
Pesquisar e definir as espécies nativas (pioneiras, secundárias e clímaxes) mais indicadas para o plantio em cada região e país, respeitando a sucessão ecológica natural.
-
Criar uma base de dados online sobre árvores indicadas para o plantio nos países e regiões onde o movimento estiver atuando.
-
Desenvolver materiais didáticos sobre o plantio de árvores, seus efeitos sobre o clima, meio ambiente, sobre a biodiversidade, sobre os humanos.
-
Desenvolver materiais didáticos sobre o planejamento e desenvolvimento de projetos comunitários para o plantio de árvores.
-
Participar de programas e eventos de educação ambiental para crianças dentro e fora das escolas e em datas especiais.
-
Desenvolver e apoiar campanhas para o plantio de árvores como forma de mitigação das alterações climáticas e preservação do meio ambiente.
-
Estimular o convívio e as práticas comunitárias como forma de fortalecer os laços sociais entre pessoas, famílias e outros agentes da sociedade.
-
Divulgar exemplos de projetos bem sucedidos de plantio de árvores ao redor do mundo, bem como seus impactos sociais, ambientais e econômicos.
-
Envolver parceiros, empresas, governos e outros apoiadores, em ações efetivas com a comunidade para a redução das alterações climáticas e para o crescimento do movimento.
-
Estar presente na mídia com porta-vozes sobre os temas de interesse do movimento.
-
Divulgar as ações do movimento na mídia e nas redes sociais como forma de gerar repercussão e conscientização sobre os temas.
-
Criar uma base de dados online, com um mapa, para divulgação das ações do movimento, com informações do local de plantio, quantidade de árvores, área plantada e grupo responsável.
-
Auxiliar pessoas físicas e empresas a compensarem suas emissões de carbono.
-
Auxiliar na localização de áreas disponíveis para o plantio de árvores.
-
Auxiliar na comunicação entre as partes interessadas.
-
Ajudar a restabelecer relações harmônicas entre as florestas e os seres humanos.