As florestas estão associadas, direta ou indiretamente, à 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
As árvores e as florestas prestam inúmeros serviços ambientais que, ao longo de toda a história da humanidade, foram essenciais para nossa sobrevivência e qualidade de vida, doando madeira para nossas casas, móveis, utensílios, ferramentas e fogueiras, bem como alimentos, frutos e remédios.
Por outro lado, elas ajudam a manter a água nos rios e lagoas bem como as condições climáticas confortáveis para os seres humanos. As árvores e florestas sempre foram fonte de abundância e vida para a humanidade e toda a fauna, que também depende delas.
Em setembro de 2015, os 193 países da Assembleia Geral da ONU adotaram a Agenda de Desenvolvimento para 2030, intitulada "Transformando nosso mundo: a Agenda para 2030 para o desenvolvimento sustentável”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 objetivos globais projetados para serem um "plano para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos"[1]
A manutenção das florestas está, por sua vez, direta ou indiretamente associada à 11 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Confira abaixo como as florestas e o plantio de árvores estão relacionadas com os ODS.
1- Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
As árvores e florestas são fontes de matérias primas e alimentos para os humanos há milênios. Além disso garantem a manutenção dos cursos d’água, como rios de lagoas. As árvores são também muito importantes para combater a desertificação provocada pela mão do homem e, assim, garantir a segurança alimentar e o sustento de populações em diversas partes do mundo. Plantio de árvores em larga escala, como na Etiópia[2] e no Grande Muralha Verde do Sahel (ao sul do deserto do Sahara)[3][4], tem ajudado a erradicar pobreza e a fome, bem como manter as populações no campo. A desertificação é fonte de insegurança alimentar, fome, conflitos sociais e políticos, além de migrações e guerras.
2- Fome Zero
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
As florestas são fontes sustentáveis de produção de alimentos para inúmeros povos, que simplesmente não poderiam existir sem as florestas. Elas são fontes diretas de alimentos, como frutas, raízes, folhas, castanhas, resinas, mel, óleos, plantas medicinais, cogumelos, caça, etc. Adicionalmente, elas ajudam na regulação da água em rios e lagoas (ciclo hídrico) bem como no combate à desertificação, hoje um sério problemas em inúmeros países do mundo e causa direta da fome. Desta forma, o reflorestamento e a manutenção de florestas nativas são essências para a segurança alimentar. O plantio de florestas tem sido uma forma simples e de baixo custo para ajudar na erradicação da fome, em especial para pequenos agricultores. Por outro lado, as florestas ajudam na formação, proteção e melhoria da fertilidade do solo, essencial, para a agricultura.
3- Boa Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
As florestas prestam inúmeros serviços ambientais para a humanidade, que asseguram o nosso bem-estar, desde a regulação dos ciclos hídricos, da temperatura ambiente, até o fornecimento de alimentos e remédios naturais. Além disso as florestas nos protegem de eventos climáticos extremos (desastres naturais, como tornados, furacões e tsunamis). Através do fornecimento de alimentos, elas reduzem a mortalidade infantil. As florestas ajudam também na despoluição do ar e das águas. Elas também nos fornecem áreas de lazer, recreação e turismo, bem como terapias para a recuperação da saúde e redução de stress. Vale destacar que as florestas são fonte de inúmeras substâncias que são utilizadas para preparação de medicamentos, seja na sua forma in natura, ou em escala industrial.
6- Água Limpa e Saneamento
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
As florestas são as mães das águas nos ecossistemas terrestres, ajudando na infiltração, armazenamento, purificação e fornecimento de água e, portanto, na manutenção do volume de águas em cursos de água. Elas atuam também na prevenção de enchentes e secas, bem como no controle de erosão e assoreamento de rios e lagoas. O reflorestamento tem sido uma solução essencial para o combate à desertificação e a realimentação de aquíferos exauridos. As florestas atuam também na degradação de substâncias tóxicas e remediação de poluentes. Diversas cidades protegem atualmente suas florestas próximas como forma de obter água pura e em quantidade para suas populações.
7- Energia Acessível e Limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
·Florestas produzem combustível renovável para a humanidade, desde a seus primórdios. A evolução tecnológica permitiu a geração de energia de biomassa de forma limpa e sustentável, a preços menores do que os derivados de petróleo. Além disso a madeira é a matéria prima para inúmeros produtos úteis à humanidade.
8- Trabalho Descente e Crescimento Econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
O setor florestal é fonte de grande quantidade de empregos, de produtos renováveis e sustentáveis. A grande necessidade de reflorestamento para conter os impactos da crise climática, representa uma enorme oportunidade de geração de empregos, não somente no plantio, mas em toda a cadeia de negócios florestais, seja de produtos florestais madeireiros (madeira, celulose, papel, etc.) ou de produtos florestais não madeireiros (frutas, castanhas, resinas, perfumes, mel, óleos, plantas medicinais, etc.). Comunidades locais podem desenvolver negócios sustentáveis de coleta e processamento de produtos florestais não madeireiros, ajudando assim, a manutenção das florestas e também a permanência do homem no campo. As floresta e ambientes naturais podem também contribuir para o turismo sustentável, uma importante fonte de renda e preservação dos ecossistemas. A agrossilvicultura é uma forma eficiente, sustentável e produtiva de agricultura, capaz de sustentar produtores rurais em todo o mundo, além de reverter a degradação ambiental provocada pelos sistemas convencionais de agricultura. No Brasil a indústria de base florestal em 2018 foi responsável por 3,8 milhões de empregos e 5,2% das exportações. [5]
11- Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O plantio de árvores é fundamental para a criação de ambientes urbanos sustentáveis. Árvores reduzem a temperatura em cerca de 4°C e ainda ajudam a reduzir as enxurradas. Florestas ajudam na despoluição do ar e também na proteção de assentamentos humanos contra eventos climáticos extremos e desastres naturais, como deslizamentos de terra, tornados, furacões e tsunamis. Árvores podem contribuir com a produção de alimentos e remédios. Além disso elas criam ambientes de grande beleza paisagística, proporcionando área de lazer, recreação e sombra para humanos e abrigo para a fauna. Ambientes florestais ainda ajudam na recuperação da saúde e redução de stress. Florestas urbanas servem também como locais para educação ambiental. Florestas criam também ambientes mais resilientes às mudanças climáticas.
12- Consumo e Produção Responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Florestas são fonte de matérias primas renováveis que, dentro de um sistema de produção sustentável podem ser utilizados em substituição a matérias primas não renováveis como plásticos e tecidos feitos de derivados de petróleo. Florestas são também fontes sustentáveis para produção de alimentos e medicamentos. A madeira é um material completamente reciclável. Padrões de consumo consciente devem ser baseados no uso de matérias primas renováveis e ao respeito aos limites de sustentabilidade dos ecossistemas.
13- Combate às Alterações Climáticas
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
O plantio de árvores e a manutenção das florestas são a forma mais eficiente e barata de reduzir os impactos da crise climática. Árvores, através da fotossíntese, sequestram carbono da atmosfera, em larga escala, e ainda ajudam a regular o clima de diversas formas, bem como na proteção contra eventos climáticos extremos e desastres naturais, como tornados, furações e tsunamis. Árvores e florestas aumentam a resiliência e a capacidade de adaptação e alterações climáticas.
14- Vida Debaixo d’Água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Florestas alimentam a água dos rios com matéria orgânica, consequentemente, com alimento para a fauna de todos os cursos d’água terrestres. Além disso, os rios carregando matéria orgânica, ao chegarem aos mangues e estuários alimentam uma explosão de biodiversidade, no qual se desenvolvem berçários de vida marinha, que são responsáveis pela manutenção dos recursos marinhos. Ecossistemas costeiros são essências para vida marinha. Florestas e mangues ajudam na despoluição advinda de atividades terrestres, evitando que poluentes cheguem aos ambientes marinhos. Florestas retiram, através da fotossíntese, CO2 da atmosfera, reduzindo a acidificação dos oceanos e a morte de recifes de corais, hotspots de biodiversidade marinha. Pescadores artesanais dependem da madeira para construção de suas embarcações.
15- Vida Sobre a Terra
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
É necessário assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços ambientais. As florestas são um dos mais importantes ecossistemas terrestres e fundamentais para a proteção da fauna nativa. Muitas espécies de animais são endêmicas e somente existem em conjunto com as florestas nativas locais. O desmatamento não somente elimina inúmeras espécies de flora nativa, mas condena à extinção espécies endêmicas da fauna com impactos, as vezes irreversíveis, para a biodiversidade. Muitas espécies de animais já foram extintas devido à destruição de seus habitats. O plantio de árvores e as florestas são formas muito eficientes de combater a degradação e desertificação da terra, como já demonstrado em grandes áreas como no Planalto de Loess e a Grande Muralha Verde na China [6], na Grande Muralha Verde do Sahel (ao sul do deserto do Sahara)[3][4], na Etiópia[2] e no Kenia. A agrossilvicultura é uma forma muito produtiva de atividade econômica sustentável e regenerativa. A indústria de base florestal, renovável e sustentável, gera milhões em empregos em todo o mundo, ao longo de toda sua cadeia produtiva. Tecnologias ambientalmente corretas devem ser desenvolvidas a fim de melhorar a produção e aproveitamento de recursos florestais madeireiros e não-madeireiros.
FONTES
[2] https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/etiopia-planta-350-milhoes-de-arvores-em-12-horas/
Comments