organizar e comunicar
1.
CRIE UM NÚCLEO E UMA VISÃO COMUM
Busque pessoas ligadas a você que compartilhem da mesma visão ou das mesmas preocupações que você sobre a crise climática. Essas pessoas podem estar entre seus amigos, na escola, no trabalho, na família, nas suas redes sociais, ou na vizinhança de sua casa.
Procure criar um grupo pequeno, uma semente, de 3 a 6 pessoas que realmente sejam entusiasmadas e engajadas pela ideia.
Discuta a ideia com estas pessoas para ver se vocês têm afinidades e para pensar numa forma de resolver o problema. Pense grande. Pense como as coisas podem ser diferentes do que são hoje. Tente estabelecer uma visão comum entre os membros do que compõem o núcleo.
2.
IDEIA, MENSAGEM E INSPIRAÇÃO
Tudo começa com uma ideia. Mas essa ideia tem que ser compartilhada. Para tal você tem de criar uma mensagem.
A mensagem é o meio através do qual você comunica a ideia às outras pessoas. Procure criar uma mensagem simples, que vá direto ao ponto, que inspire as pessoas. Sua mensagem deve fazer com que as pessoas se sintam bem, que elas queiram fazer as coisas certas e se sintam motivadas para a ação. Articule sua mensagem para mostrar como ela é capaz de resolver o problema.
Estude o assunto para se tornar muito bem informado sobre o tema do projeto. Você vai necessitar ter as respostas na ponta da língua para poder falar com as pessoas e argumentar. Prepare-se para as perguntas mais comuns. Conhecer números sobre o tema sempre ajuda.
3.
FAÇA UM PLANO
Organize os passos do seu grupo.
-
Qual é o nosso objetivo?
-
Que ações são necessárias? Seja específico e detalhista.
-
Como vamos realizar as tarefas?
-
Quem será responsável por cada uma das atividades?
-
Quando vamos fazer? Defina o prazo para a conclusão de cada tarega
Estabeleça prioridades. Foco aumenta a chances de vocês alcançarem os objetivos. As decisões devem ser tomadas por consenso. A democracia é a melhor forma de engajar as pessoas. A organização tornas as ações mais eficientes e rápidas.
4.
ESTABELEÇA METAS
Estabelece um conjunto de metas para o grupo. As metas devem ser simples de entender, fáceis de medir, e devem estar contidas em um espaço de tempo definido. Estabelecer metas ajuda a dirigir os esforços do grupo para aquilo que é essencial para o sucesso. Metas são como o combustível propulsor para as ações coletivas. As metas devem ser estabelecidas por consenso do grupo. Elas devem ser desafiadoras, mas possíveis de serem atingidas. Procure estabelecer uma meta principal e metas intermediárias menores, alinhadas com a meta geral.
Veja o exemplo de algumas metas:
-
Realizar 5 palestras em escolas nos próximos 6 meses
-
Envolver 100 pessoas engajadas no grupo nos próximos 6 meses
-
Realizar 2 dias de plantio de mudas em grupo
-
Realizar 2 mutirões transplante de mudas de árvore para o local definitivo
-
Plantar 1.200 árvores (6 árvores / pessoa / ano) nos próximos 2 anos
5.
CRESCA E BUSQUE A ADESÃO DE PESSOAS
Agora que você já tem uma mensagem, um plano e suas metas, está na hora de buscar a adesão de outras pessoas para o grupo e o movimento. É hora de fazer o grupo crescer. Tente identificar as pessoas próximas de você, que possam ter interesse no projeto e na mensagem. Crie um grupo em uma rede social e comece a divulgar e mensagem, buscando simpatizantes que possam se interessar. Fale com as pessoas diretamente. Explique os objetivos do projeto e os benefícios que ele trará para a sociedade. Procure outros locais, com grupos de pessoas com as quais você possa falar ou fazer palestras. Isso pode ser na escola, na família, na vizinhança, em uma associação de bairro, etc. Tente atrair pessoas que possuam uma boa reputação e que lhe ajudem também a divulgar o projeto.
Busque pessoas que gostam de se comunicar e que possam ficar responsáveis por manter a comunicação em redes sociais. Elas serão o auto-falante do movimento.
Acolha as novas pessoas que estão chegando com alegria. Dê a elas um senso de propósito e deixe claro como elas são importantes para o projeto.
6.
ALINHE E ENVOLVA
Alinhe todos do grupo em torno do projeto. Apresente a mensagem. Fale na linguagem que as pessoas entendam. Estabelece metas coletivas. Envolva as pessoas nas tarefas. Faça as pessoas perceberam que elas têm o poder de mudar as coisas.
Comece dando tarefas fáceis para as pessoas e, progressivamente, convide elas para assumir mais responsabilidades relacionadas ao projeto. Incentive as pessoas a contribuir. Algumas pessoas podem se tornar grandes parceiros do projeto. Por outro lado, aceite o fato de que nem todas as pessoas têm o mesmo grau de comprometimento.
Se surgirem dificuldades ou divergências de visão, prefira a conciliação ao conflito ou a divisão. É preferível ir mais devagar com todas as pessoas alinhadas e comprometidas do que ir rápido, sem que as pessoas estejam engajadas.
Crie um ambiente onde ideias são bem-vindas, onde o conhecimento é compartilhado, onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões de como o projeto pode evoluir e como os problemas podem ser resolvidos.
Um movimento saudável é um local onde pessoas se sentem felizes.
7.
BUSQUE APOIADORES
Apoiadores são pessoas que podem lhe ajudar a atingir seus objetivos. São facilitadores que podem lhe ajudar com recursos e meios para conseguir alcançar os objetivos. Às vezes, estes apoiadores são também pessoas de projeção que vão ajudar a amplificar a mensagem do projeto. Não tenha vergonha de pedir ajuda para uma boa causa.
Então comece a fazendo uma relação do que você necessita (meios e recurso) e das pessoas ou instituições que podem lhe ajudar.
Rapidamente você verá que existem diversas pessoas e empresas que poderão lhe apoiar no projeto.
8.
REVERBERE
Agora chegou a hora de fazer um pouco de barulho e de ganhar visibilidade. Junte seu grupo e faça cartazes e espalhe na sua rua, bairro ou escola, promova ações coletivas nas redes sociais. Peça que cada pessoa do seu grupo envie a mensagem para outras 10 pessoas. Marque um dia para ações de todo o grupo, seja nas mídias sociais ou nas ruas. Pessoas gostam de ver e de conversar com outras pessoas. Isso as deixa energizadas.
Se possível, busque a imprensa ou a rádio local e fale do seu projeto, de sua importância e dos benefícios que o projeto vai trazer para a sociedade.
Crie um ponto de comunicação centralizado, que todos possam acessar para obter informações corretas e atualizadas.
O objetivo, além e fortalecer o senso de grupo, é o de sensibilizar outras pessoas sobre o tema da crise climática e o plantio de árvores como parte da solução.
9.
AÇÃO
Agora chegou o momento de materializar os objetivos do projeto e colocar a mão na massa ou, no nosso caso, mão na terra. Agora é a hora de sair das ideias e palavras e ir para a ação. As coisas não vão mudar se apenas ficarmos trocando ideias em uma rede social. É necessário ir para o mundo real. Não há como colher sem plantar, e você colhe aquilo que planta.
Crie ações comunitárias, organize mutirões para implementar as ações que vocês planejaram. Organize as atividades em pequenos grupos, com tarefas específicas. Foque as pessoas naquilo que elas mais gostam de fazer, pois elas provavelmente farão isso bem feito. As pessoas gostam de pequenos desafios e se sentem orgulhosas em conseguir alcança-los. Ensine a elas a se organizarem.
Conduza as ações com ética, honestidade. Você deve se tornar respeitado pelas suas ideias, palavras e suas ações. Trate as pessoas com amor. Seja paciente com pessoas que são mais lentas ou ainda estão relutantes. Não aceite provocações. Seja humilde, deixe seu orgulho de lado e respeite as ideais das outras pessoas do grupo, mesmo que você pense de forma diferente. Ouça o que as pessoas estão falando. Compartilhe a visão e a mensagem. Pessoas necessitam de inspiração para a ação.
Procure outros grupos com ideias semelhantes e busque fazer ações em conjunto. Procure estabelecer uma rede de cooperação e ajuda mútua.
Mantenha o ritmo das ações e o olho nas metas. Mantenha o plano original. Seja paciente e persistente. Se surgirem problemas no caminho, tente responder de forma criativa.
10.
CELEBRE E REGISTRE
Celebre pequenos e grandes resultados. Compartilhe o sucesso com todos que participaram do projeto. Avalie as lições aprendidas. Resuma as suas experiências. Registre o resultado, os números que vocês atingiram. Divulgue os números.
-
Quantas pessoas foram envolvidas?
-
Quantas árvores foram plantadas?
-
Quantas espécies diferentes de árvores foram plantadas?
-
Onde foi feito o plantio?
-
Qual a área total plantada?
Tire fotos, grave vídeos e compartilhe em redes sociais. Festeje e sinta a felicidade de ter alcançado seus objetivos. Volte ao passo 8, REVERBERE. Repita todo o processo, várias vezes, para ganhar experiência em lidar com pessoas e desenvolver projetos em grupo.